Palavra da Madre /

Instituto Jesus Maria José

CELEBRAÇÃO DE 140 ANOS DO INSTITUTO JESUS MARIA JOSÉ


Caríssimas Irmãs, Leigos da Fraternidade JMJ, Colaboradores e amigos.

No  dia 24 de setembro, festejamos os 140 anos  de  existência do Instituto Jesus Maria José,   e da  celebração Litúrgica da Beata Rita Amada de Jesus  sua Fundadora.

 Vamos  celebrar solenemente este dia  de festa com todas comunidades Religiosas do Instituto  Jesus Maria José, com a Fraternidade JMJ, nossos colaboradores, benfeitores e amigos.

Madre Rita Amada de Jesus, que reconhecemos como mulher de grande Fé, audaz,  forte e dinâmica, que descobre na sua intimidade com Deus, um projeto humano e espiritual de  conduzir as pessoas para Deus, catequizando-as e mostrando-lhes o caminho de felicidade, alicerçada numa educação complementar, olhando particularmente a mulher e a criança, que  nessa época não tinha acesso à formação acadêmica, de modo particular nos lugares mais recônditos que eram as periferias existenciais da Sua época. Como ela queremos caminhar respondendo aos desafios deste tempo tão conturbado a necessitar de Coragem e Audácia. Disponhamo-nos aceitar seguir o caminho da santidade oferecido aqueles que como Madre Rita  se entregam a  proclamar e testemunhar a “BOA NOVA”

Com o coração agradecido, queremos celebrar este  dia pleno de júbilo e de ação de graças a Jesus Maria José nossos Patronos pelo dom da Vida e Obra deixada pela Beata Rita Amada de Jesus Ilustre Visiense que há 140 anos viu aprovada a Obra que sonhou, para enriquecimento da Igreja.

Hoje o Seu Carisma continua com visibilidade através do Instituto JMJ que ela Fundou, da Fraternidade JMJ  vivendo e expandindo pelo mundo a Espiritualidade, Carisma e Missão.

Nesta oportunidade convido a todos/todas a celebrar este momento singular, com devoção e alegria e a prosseguirmos juntos a caminhada entusiasta com os seus devotos e colaboradores da Obra até que o Senhor nos conceda a Graça de Sua Canonização.

Intercede por nós Rita Amada ao teu Amado Jesus ...”

A todos o meu abraço fraterno

Ir. Maria de Lurdes Lopes Filipe

Superiora Geral