Etapas da Formação /

Instituto Jesus Maria José

A formação da Irmã Jesus Maria José é um processo gradativo dirigido às jovens que desejam partilhar sua vida com o Instituto. Denomina-se Formação Inicial o período de iniciação à Vida Religiosa, que compreende as etapas do Aspirantado, Postulado, Noviciado e Juniorato. As jovens, sob a orientação de uma Irmã (Mestra) e de uma Comunidade formadora, são iniciadas na vivência própria do Instituto. 

- 1ª ETAPA: ASPIRANTADO

 Um período de conhecimento e descoberta de si mesmo, no desejo de fazer uma experiência mais de perto com as irmãs, aspirando tudo o que se refere ao nosso Instituto. Nesta etapa a jovem inicia seu caminho de formação, sendo inserida numa vida de oração, estudo, convivência fraterna, lazer e trabalho.

- 2ª ETAPA: POSTULANTADO

 O período do Postulado, que pode durar de um a dois anos, caracteriza-se pelo conhecimento de si mesma e da pessoa de Jesus Cristo, próprio para uma progressiva adaptação espiritual e psicológica das jovens ao espírito e à missão do Instituto. Dessa forma, às Postulantes é proporcionada uma formação integral, de modo a torná-las aptas a discernirem qual é o plano de Deus para suas vidas.

- 3ª ETAPA: NOVICIADO

 A etapa do Noviciado é tempo de verdadeiro “noivado” com Jesus Cristo, pois as jovens Noviças, no seu dia-a-dia, e por meio de estudos, reflexões, partilhas, orações e convivência fraterna, se fortalecem na adesão a Ele, conhecem os valores e as exigências próprias da Vida Consagrada, o Carisma, a Espiritualidade e a Missão do Instituto Jesus Maria José.

 O Noviciado tem a duração de dois anos, o primeiro compreende o “Ano Canônico”, que, deve ser feito na Comunidade do Noviciado, e o segundo ano é chamado apostólico, onde a jovem faz um tempo de experiência em uma Comunidade do Instituto. Transcorrida essa etapa, a jovem professa os Votos de Obediência, Castidade e Pobreza, através da Profissão Religiosa, que a consagra a Deus, ao serviço da Igreja e a incorpora à Família Religiosa Jesus Maria José. 

- 4ª ETAPA: JUNIORATO

 Após a Primeira Profissão, inicia-se a etapa do juniorato que se estende até a Profissão Perpétua.

 A jovem Irmã passa a fazer parte integrante do Instituto inserindo-se em uma de suas comunidades. Vivencia a consagração em todos os seus aspectos e assume juntamente com as demais irmãs a Espiritualidade, Carisma e a missão deixados por Rita Amada de Jesus. Após o tempo de juniorato a Irmã opta por pertencer definitivamente ao Senhor fazendo sua Profissão Perpétua.