Educação /

Instituto Jesus Maria José

Somos herdeiras de um Carisma revestido de uma missão e espiritualidade que promove a Educação (Diretório da missão 167-198)

"Rita Amada de Jesus iniciou seu apostolado pela coversão de mulheres de vida menos exemplar. Aos vinte e quatro anos de idade sentiu a inspiração para fundar uma obra educativa para crianças pobres e abandonadas, o que se deu com muitas dificudades e após longa espera de autorização do seu confessor. DG.5.1   ".

A consciência da nossa Missão comum motiva e sustenta a existência do Instituto. Pela entrega e doação de tantas Irmãs e Leigos, comprometidos com as suas iniciativas e obras apostólicas, prolonga-se e renova-se sem cessar a herança de Rita Amada de Jesus. Cada um é instrumento do Espírito na transformação de muitas vidas que nos são confiadas, a fim deque renasçam em Cristo como filhos e herdeiros do mesmo Pai.
A comunhão com a Igreja, a fidelidade ao Carisma, a vida de oração, e o relacionamento fraterno, sustentam-nos na Missão. Mas é na força do Espírito Santo e na sua ação em cada um de nós que têm origem o discernimento e a coragem para sermos herdeiros e parceiros nesta Missão e, testemunharmos o Ressuscitado em nossas vidas. Desta forma, cada um de nós, Irmãs e Leigos, se engaja fim de que o dom da Missão recebida prossiga na história. Fazer esse dom frutificar é a incomensurável responsabilidade que pesa sobre nós.

  • Sempre em busca de uma educação transformadora:

    A essência espiritual e apostólica do nosso Carisma se expressa na Escola de Nazaré. A Sagrada Família em Nazaré é o modelo acabado das virtudes cristãs, especialmente a humildade, o amor e a fiel observância ao Plano de Salvífico de Deus para toda a Humanidade. Jesus, Maria e José, os Mestres na Escola de Nazaré, são nossos modelos na ação educativa junto às crianças, aos jovens e às famílias, destinatários privilegiados da nossa Missão, confiados ao nosso zelo apostólico. Eles nos ensinam e testemunham, na vida oculta em Deus, uma educação que assegura o desenvolvimento pleno e integral, em idade, sabedoria e graça, diante de Deus e dos Homens.

Em nossa Missão a educação é elemento central e constitutivo. Ela expressa-se nas mais variadas modalidades e níveis. Em sua ação apostólica Rita Amada de Jesus revela-se essencialmente educadora em todas as suas inciativas e relações. A concretização institucional da sua Missão, com a criação de uma instituição de ensino, será a consequência natural de sua trajetória apostólica. Ela, desde bem cedo, entende a importância da educação para a emancipação da pessoa e para a sua prevenção da corrupção do mal em todas as suas vertentes.
A nossa Missão evangelizadora e educativa se enraíza e nutre da tradicional e milenar visão cristã da educação. Para a Igreja educar é promover condições para que cada homem e mulher possa desenvolver-se em todas as suas dimensões. É permitir e favorecer que cada pessoa extraia o melhor de si mesmo, a fim de nele emergir o projeto de Deus para a sua vida.
O processo de desenvolvimento da pessoa é continuo e atinge a sua consumação quando da visão beatífica do Criador na feliz eternidade. Esse processo humano contempla igualmente a dimensão espiritual. Há, pois, uma relação intrínseca e direta entre a educação ao longo de toda a vida e o movimento de permanente conversão, nos quais cada homem e mulher está inserido prementemente.
Ela vivenciou, pelo seu engajamento no anúncio do Evangelho da Conversão, a prevalência da prevenção do mal, pela via da educação, sobre a posterior reabilitação da pessoa. Mas, ela acredita também que a libertação do mal é processo de reeducação, pois a educação é essencialmente libertadora. Por isso, em que pese o amplo espectro da nossa ação apostólica, nossa Missão é sempre educativa, e nós somos sempre educadores nesse desafiador processo de anúncio do Evangelho e de conversão pessoal.
A educação está presente em todas as culturas, tempos e espaços. Fenômeno essencialmente humano, é processo contínuo que acompanha cada homem e mulher do nascimento até a morte.  Ninguém passa pela vida sem ser diretamente concernido por esse fenômeno biopsiquico e sociocultural, independentemente de sua vontade ou consentimento. Assenta-se nessa verdade universal a convicção de que a educação, em suas diversas expressões, é canal privilegiado para a nossa Missão. Rita Amada de Jesus acredita que o coração de uma criança é de quem chegar primeiro.
A educação formal, o acesso à informação, a construção ativa do conhecimento pela experiência empírica, pela pesquisa acadêmica e pela formação teórica, movidos pela força do nosso Carisma, permite a educadores e educandos serem sujeitos do próprio desenvolvimento, e evoluírem no sentido da primazia do SER sobre o ter. Seremos mais humanos, mais fraternos, mais socialmente responsáveis, pois pela educação do SER abraçamos uma vida cristã autêntica que conduz a descoberta da própria vocação.
A Sagrada Família em Nazaré é uma família de Educadores, onde todos ensinam e aprendem. Com Eles aprendemos a ser educadores a cada dia de nossas vidas.

O Instituto Jesus Maria José, em sua tradição espiritual, apostólica e educativa, orienta a Missão para ser“Escola de Amor e Conversão”. Nascemos capazes de amar e sentir-se amado, de perdoar e transformar a própria vida. Deus em seu ato criador planta em cada um de nós o amor como semente, inserindo-o em nós como uma força que nos inclina adoarmo-nos a Ele e aos outros. Cremos que capacidade de amar é dom que se desenvolve ao longo de nossa existência. A “Escola de Amor e Conversão” é o conjunto das ações, situações e contextos que impactem no desenvolvimento de nossa capacidade de amar e de reorientar a própria vida para Jesus e o Seu Evangelho, constituindo-se assim no coração de nossa Missão educativa e evangelizadora.

A Sagrada Família em Nazaré o Amor de Deus é explícito em todas as ações e relações. À Sua imagem apresenta-se a “Escola de Amor e Conversão” como real possibilidade para o pleno exercício de nossa Missão no seio de nossas famílias, de nossas comunidades educativas e eclesiais, e na vida do Instituto. O Amor de Deus experimentado por Eles em Nazaré emerge e se desenvolve em nós pela moção do Espírito Santo. Amor que transcende qualquer conteúdo de ensino ou prescrição disciplinar, pois não se ensina nem se aprende. Juntos, Irmãs e Leigos, desenvolvemos o amor que nos é inato, entre nós e para com os nossos destinatários, ao transformar nossas famílias, comunidades e o Instituto em autêntica “Escola de Amor e Conversão”.
Educar é evangelizar com amor, a estilo da Bem Aventurada Rita Amada de Jesus.

Fontes:
Constituições do Instituto Jesus Maria José
Diretório Geral 5.1  Instituto Jesus Maria José
Diretório da Missão Instituto Jesus Maria José