O Carisma do Instituto /

Instituto Jesus Maria José

“A vocação do Instituto é procurar a glória de Deus, a conversão de si mesmo e a salvação do próximo. O seu Carisma é a imitação da Sagrada Família de Nazaré e o anúncio do Evangelho de Conversão, e se expressa pelo espírito e pela missão confiada a Rita Amada de Jesus como dom do Espírito Santo para enriquecimento da Igreja”. C. 5

Rita Lopes de Almeida, desde muito cedo, convive com a realidade social e econômica, com a crise e agitação política, e com as estruturas eclesiais. Conhecedora de que a mulher é um ser especial,  imagem e semelhança de Deus, é elemento básico, essencial e imprescindível para a transformação humana e cristã da Sociedade, especialmente a partir da família. Sua vida foi marcada por uma profunda preocupação com a infância e a juventude, especialmente a feminina. Certamente por sentir que a mulher precisa mais de sua ação para ser resgatada da pobreza material e da degradação moral à qual estão seguidamente expostas.
A profunda vivência cristã em família leva-a, desde cedo, a combater o mal em si mesma e no seu entorno. Desde pequena Rita Lopes de Almeida sente a necessidade de crescer para Deus.

Nosso Carisma é dom sempre atual que o Espírito Santo renova incessantemente, segundo a fidelidade criativa de cada um de nós, Irmãs e Leigos, seus herdeiros e administradores. Especificamente no tocante à Missão, somos responsáveis por atualizá-la criativamente, na exata medida de nossa fidelidade e compromisso. Desta feita, se nos impõe interrogar e avaliar periodicamente a interpretação e a prática de nossa Missão em consonância ao Carisma fundacional, outorgado pelo Espírito Santo à nossa Fundadora, Rita Amada de Jesus.

Um Carisma permanentemente fiel à sua intuição fundacional e criativamente renovado na sua trajetória histórica, jamais perderá o viço e o vigor necessários para que a sua Missão seja fecunda e incendeie o mundo e o coração dos homens e mulheres a cada novo tempo.
Cônscia do contexto político e jurídico, ela sabe superar com engenhosidade os óbices que se lhe apresentam, e defender sua Missão frente às leis vigentes. A própria designação de Pia União para a sua instituição fundamenta-se em certa abertura da autoridade civil para iniciativas de fins socioeducativos, a fim de que o seu Instituto Religioso passe despercebido pelos governos liberais nas diversas localidades onde se instala. 

Sob esse véu, ao desviar-se da vigilância das autoridades, desenvolve-se um Instituto de religiosas consagradas, dedicadas à promoção e à restauração da dignidade da mulher, além de uma vasta obra evangelizadora voltada para a educação das crianças pobres e abandonadas. Rita Amada de Jesus orienta e dirige de forma eficaz os Colégios e as Comunidades Religiosas. Confia o ensino às suas Irmãs, às quais orienta com segurança. Ela não se preocupa apenas com a expansão geográfica do Instituto, mas igualmente com a formação espiritual e humana, inicial e permanente, das Irmãs e das Noviças; assim como desenvolve ações para amparar as crianças pobres e as mulheres de vida menos exemplar.

Prove as necessidades materiais de todo o Instituto, inclusive pela aquisição e remodelação de imóveis destinados à Missão, quando chega a acompanhar e dirigir pessoalmente os operários. Sua prioridade, no entanto, é incutir em todas as Irmãs e jovens o Carisma fundacional e o espírito da Sagrada Família em Nazaré. Repete sem cessar que “a Casa de Nazaré e o presépio de Belém eram pobres, e as filhas de Jesus Maria José devem parecer-se com os seus pais, desde o seu nascimento na religião”.

O Carisma é um dom especial concedido por Deus a uma pessoa ou grupo, para a edificação de toda Igreja, na qual “cada um recebe o dom de manifestar o Espírito para a utilidade de todos”. Deus vem em socorro de Seu Povo e das suas necessidades através do dom que nasce da experiência vivida em um determinado tempo e espaço. Ele convoca pessoas para responder a tais necessidades, ao fazer brotar entre os Seus eleitos a Graça e a Misericórdia, por meio da diversidade de dons, mas sempre “é o único e mesmo Espirito quem realiza tudo isso”.

Um Carisma, portanto, não é algo estático, mas se desenvolve ao longo de uma história. Ele evolui e amadurece como resposta vivencial pela generosa abertura dos que o recebem ou a ele aderem, sempre com docilidade ao influxo da Graça Santificante que neles age. “A universalidade de todo carisma subtrai de qualquer indivíduo, grupo ou instituição a tentação de posse e de exclusividade sobre este dom que o Senhor se dignou conceder generosa e gratuitamente a todos, sem constrangimento, condição ou limitação por parte de alguém.”

O nosso Carisma nos foi concedido pelo Espírito Santo, como dom original da sua infinita ação criadora, por meio de Rita Amada de Jesus e suas primeiras companheiras. Desde a origem do Instituto Jesus Maria José, as Irmãs souberam preservar criativamente este precioso dom. Um Carisma se expressa por duas dimensões: a Espiritualidade e a Missão.

Em 2012 o Instituto atualiza a sua formulação, definindo-o na Espiritualidade como a Imitação da Sagrada Família de Nazaré, e na Missão como o Anúncio do Evangelho da Conversão.

O Carisma, nessas duas dimensões, é basilar na vida do Instituto Jesus Maria José. As Irmãs comprometem-se a vivê-lo, preservá-lo e difundi-lo. Muitos Leigos tomam parte direta e consciente nesse processo. Juntos, Irmãs e Leigos, colocam-se a serviço desse dom carismático, como fez Rita Amada de Jesus. Desta forma compartilham-no, em variados graus, com todos quantos desejam com ele animar a sua vida cristã, mas, de uma forma específica, com os que participam ativa e efetivamente da Missão educativa e evangelizadora do Instituto.

O Carisma é um dom especial concedido por Deus a uma pessoa ou grupo, para a edificação de toda Igreja, na qual “cada um recebe o dom de manifestar o Espírito para a utilidade de todos”. Deus vem em socorro de Seu Povo e das suas necessidades através do dom que nasce da experiência vivida em um determinado tempo e espaço. Ele convoca pessoas para responder a tais necessidades, ao fazer brotar entre os Seus eleitos a Graça e a Misericórdia, por meio da diversidade de dons, mas sempre “é o único e mesmo Espirito quem realiza tudo isso”.

A Sua determinação volta-se inteiramente para o futuro, a fim de restabelecer a obra que Deus lhe inspirara fundar. Assim, após dois anos de silencioso e pertinaz atuação nesse sentido, ela concretiza o projeto de transplantar o seu Instituto para um país mais seguro, ao enviar um primeiro grupo de Irmãs para o Brasil.


Nessa nova terra e nesse novo tempo, Irmãs que um dia abraçam a Missão com a Fundadora, a quem elas consideram uma mãe, continuam a semear o bem e a combater o mal, segundo o ideal e o Carisma que as anima. Um segundo grupo de Irmãs singra os mares para o seu novo destino missionário, quando a mulher forte, de heroicas virtudes e de fé inquebrantável, entrega a alma ao seu amado Jesus, após já Lhe haver entregue toda a vida na Missão que dEle mesmo recebera. No seu torrão natal, a 6 de janeiro de 1913, Rita Amada de Jesus dá por terminada a sua Missão entre nós. A comoção toma conta de todos os que a conhecem.

Sua fama de santidade é reconhecida de imediato por todos que a conheceram, e expressa em diversos testemunhos públicos. Intercessora de um sem número de graças, seu maior milagre reside perseverante fidelidade do Instituto e da obra educativa e evangelizadora que funda. A Igreja reconhece-lhe publicamente a santidade, quando em 2006 o Papa Bento XVI lhe proclamar Bem-Aventurada para todas as gerações. Seu maior legado espiritual, dom do Espírito Santo para a Igreja e o mundo, é o Carisma, do qual a Missão é expressão maior.

Fontes: Constituições do Instituto Jesus Maria José
Diretório da Missão Instituto Jesus Maria José