São José Patrono da Igreja /

Instituto Jesus Maria José

Surge agora a pergunta: por que o Santo Padre, o Papa Francisco, escolheu 8 de dezembro, Solenidade  da  Imaculada  Conceição,  para  o  início do Ano Josefino? – Porque ele marca o 150º aniversário da promulgação do decreto da Sagrada Congregação dos Ritos, intitulado Quaemadmodum Deus, com o qual o Beato Pio IX, em 1870, declarou São José, padroeiro da Igreja universal. Aquele Papa, no tempo histórico conturbado da unificação da Itália, recorreu ao  casto esposo da  Virgem  Maria e pai adotivo do Salvador, de modo que, no citado documento, se pode ler o seguinte: “Decreto de Sua Santidade o Papa  Pio IX. À Cidade [de Roma] e ao Mundo. Da mesma maneira que Deus [Quaemadmodum Deus] havia constituído José, gerado do patriarca Jacó, superintendente de toda a terra do Egito para guardar o trigo para o povo, assim, chegando à plenitude dos tempos, estando para enviar à Terra o Seu Filho Unigênito, Salvador do Mundo, escolheu outro José, do qual o primeiro era figura, fê-lo Senhor e Príncipe de sua casa e propriedade e elegeu-o guarda dos seus tesouros mais preciosos”.

“De fato, ele teve como esposa a Imaculada Virgem Maria, da qual nasceu, pelo Espírito Santo, Nosso Senhor Jesus Cristo, que perante os homens dignou-se ter sido considerado filho de José e lhe foi submisso. E Aquele que tantos reis e profetas desejaram ver José não só viu, mas com Ele conviveu e com paterno afeto abraçou e beijou; e além disso, nutriu cuidadosamente Aquele que o povo fiel comeria como Pão descido dos Céus para conseguir a vida eterna. Por esta sublime dignidade, que Deus conferiu a este fidelíssimo servo seu, a Igreja teve sempre em alta honra e glória o Beatíssimo José, depois da Virgem Mãe de Deus, sua esposa, implorando a sua intercessão em momentos difíceis”. Feito este belo resumo da devoção a São José, quis Pio IX “confiar a si mesmo e os fiéis ao potentíssimo patrocínio do Santo Patriarca José, quis satisfazer os desejos dos Excelentíssimos Bispos e solenemente declarou-o Patrono da Igreja Católica”.
São José é padroeiro universal da Igreja Católica, presente no mundo inteiro. Ele foi escolhido pelo Pai Eterno para ser o guarda fiel e providente dos seus maiores tesouros: O Filho de Deus e a Virgem Maria. Esta missão ele a cumpriu com muita dedicação e fidelidade.

Consagração a São José - Patrono da Igreja

Glorioso São José, escolhido por Deus como pai adotivo de Jesus, esposo da Virgem Maria e chefe da Sagrada Família, e invocado como patrono da Igreja Universal, eu me dirijo a vós neste momento e, com grande confiança, imploro a vossa ajuda para toda a Igreja. Protegei, com o vosso amor verdadeiramente paternal, o Vigário de Cristo, todos os Bispos e Sacerdotes, unidos à Sede de Pedro. Defendei os que trabalham pela construção do vosso Reino, em entrega total e em meio de sacrifícios até ao martírio e fazei que todos os povos da terra formem um só rebanho na Igreja, povo de Deus, o sacramento de salvação para todos. Dignai-vos também, meu querido São José, aceitar a consagração que faço da minha pessoa. Eu me ofereço a vós para que sejais meu pai, meu protetor e meu guia no caminho para o Pai. Alcançai-me grande amor e pureza de coração, preocupação ardente pela vida interior e santificação no meu estado de vida. Fazei que, seguindo o vosso exemplo, todas as minhas obras sejam para maior glória de Deus, em união com o Coração Divino de Jesus, com o Coração Imaculado de Maria e convosco. Amém