Sagrado Coração de Jesus /

Instituto Jesus Maria José

O que é  celebrar Corpus Christi? Corpus Christi" é uma expressão em latim, que significa "corpo de Cristo". É celebra a doação de Cristo por nós, a  festa da vida em plenitude, a celebração da Eucaristia.

A palavra eucaristia, antes de tudo, significa Ação de Graças. É a celebração do sacrifício de Cristo na cruz. Costumamos dizer que a celebração da eucaristia é a memória da paixão, morte e ressurreição de Cristo.

A Eucaristia, comemorada especialmente na chamada solenidade de “Corpus Christi”, ocupa, sem dúvida, um lugar privilegiado na espiritualidade dos cristãos. “Deus se faz Corpo e assume todos os corpos”. É Mistério de amor. Papa Francisco.

A origem do Corpus Christi é belga e remonta ao século XIII. A data foi instituída pelo Papa Urbano IV através da Bula “Transiturus de Hoc Mundo”, de 11 de agosto de 1264, tendo sido promulgada em 1317 pelo Papa João XXII.

A Eucaristia é o Sacramento de Jesus Cristo, de sua vida doada pela glória de Deus e a salvação da humanidade. Fazemos o memorial da paixão, morte e ressurreição de Jesus e anunciamos sua nova vinda gloriosa no final dos tempos, conforme proclamamos na Missa, após a consagração: “todas as vezes que comemos deste pão e bebemos deste cálice, anunciamos, Senhor, a vossa morte, enquanto esperamos a vossa vinda!” (Oração Eucarística VI-B). Mas a Eucaristia também é o Sacramento da Igreja de Cristo. Quando celebramos a Missa, aparece bem claro que a Igreja é o povo reunido em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, convocado pela Palavra de Deus e animado pelo Espírito Santo. A Eucaristia é a “epifania da Igreja!

Na Eucaristia se comunica o amor de Deus por nós: um amor tão grande que nos alimenta com o Seu próprio ser; amor gratuito, sempre disponível a cada ser humano que necessita saciar sua fome.

Que nesta festa da Eucarística, saibamos renovar a nossa fé e esperança e aprendermos a dar um lugar central à Eucaristia em nossa vida.   É a Eucaristia que nos faz viver a vida de Cristo e faz a Igreja”. Papa Francisco.

Por Ir. Deuzelina JMJ