A Vocação A Vida Religiosa Consagrada /

Instituto Jesus Maria José

Vida Consagrada é uma dimensão da vida cristã, chamada a ser o lugar da fraternidade.

Jesus também teve uma vocação. Respondendo a um chamado do Pai, veio ao mundo com uma missão.A vocação e missão de Jesus foi revelar o Projeto do Pai. Viveu em íntima relação como o Pai, a ponto de dizer: “Meu alimento e fazer a vontade de meu Pai”.

A Vida Religiosa Consagrada é uma forma especial de seguimento a Jesus Cristo. Somos convidadas/os a: vivem em comunidade-cultivam a oração e Meditam a Palavra de Deus. E participam na missão evangelizadora da Igreja, com especial atenção aos que foram os preteridos de Jesus; pobres, enfermos, esquecidos, pequenos…Os que abraçam essa forma de vida, não casam, vivem pobremente, e obedecem a regra e constituições próprias do Instituto a que pertencem.

A Vida Religiosa é uma forma de pertença a Deus e a Cristo, uma adesão amorosa ao Evangelho e ao Reino de Deus. Pode parecer estranho, mas a iniciativa dessa escolha não é da pessoa, mas de Deus. A pessoa sente-se chamada, atraída, envolvida pelo amor de Deus que a solicita. A consagração, mais do que gesto humano, e gesto de Deus, dom de sua graça, obra de seu amor. A ponto de o consagrado poder dizer como Jeremias: “Tu me seduziste, Senhor, e eu me deixei seduzir. Foste mais forte do que eu e me venceste no teu amor!” (Jer 20,7).

Vida Consagrada e, pois, vida no seguimento de Cristo, que implica partilha de vida, seus riscos e esperanças, suas preocupações, seu projeto existencial, suas atitudes vitais e totais, entre elas, a da castidade, pobreza e obediência. A V. Consagrada é, em si mesma, uma expressão qualificada da pluralidade de modos de seguir Jesus.

Que a Bem Aventurada Rita Amada de Jesus nos ajude a assumir com amor esta vida sagrada diante de Deus e da missão que ele nos confia.
Por Deuzelina Linhares





Clique nas fotos para ampliar