Missão em Portugal /

Instituto Jesus Maria José

Irmã Maria Salete Lourenço Pereira

Êxodo do Instituto Jesus Maria José de Portugal para o Brasil

Situamo-nos no tempo lembrando que: há 100 anos, em outubro de 1912, dado o ambiente anti religioso criado pelas leis republicanas, ocorre uma perseguição contra a Igreja, em Portugal,atingindo severamente o nosso Instituto.

O Estado apoderou-se dos bens que as instituições religiosas possuíam.

Na fuga há perseguição feroz e o amor e fidelidade à vocação e missão,dois grupos de Irmãs do nosso Instituto Jesus Maria José,embarca para o Brasil, com a anuência e a bênção da nossa fundadora, Madre Rita Amada de Jesus.

Veio a falecer santamente em Ribafeita, em 6 de janeiro de 1913, quando o segundo grupo por ela enviado, para terras de Vera Cruz, viajavam há dois dias, em pleno Atlântico, e a quem ela pedira fidelidade na sua vocação religiosa.

Nesta cidade há uma mescla de cultura ucraniana, polonesa, japonesa, mas a cultura paraguaia é predominante e sem dúvida também a mais necessitada e carente.

A proposta de trabalho nesta cidade foi apresentada pela comissão composta de representantes da Prefeitura, Paróquia e Comunidade Educativa. Consiste no acompanhamento e formação espiritual nas escolas e pastoral paroquial, assim como a coordenação de uma Guarderia (Creche) para atendimento de crianças carentes e cujas mães precisam trabalhar.

Tem sido uma bela experiência e com muitos desafios, de uma cultura diferente e diversificada, ali vamos conhecendo a realidade da comunidade e aos poucos assumindo as diversas pastorais onde há muita carência de evangelização pela falta de lideranças religiosas.




Clique nas fotos para ampliar