Missão em Moçambique /

Instituto Jesus Maria José

Nós, Irmãs Jesus Maria José chegamos à Diocese do Gurué em meadas do Ano de 1996 com o objetivo de conhecer a Diocese e suas necessidades pastorais.


Atendendo ao pedido de Dom Manuel Chuanguira Machado, Bispo da Diocese de Gurué. No ano seguinte, 1997 no mês de Março foi aberta oficialmente a comunidade Jesus Maria José em Muliquela – Missão Nossa Senhora de Fátima com a presença de três religiosas.

A residência que as Irmãs habitavam ficava isolada, muitodistante da Vila do Ile.


Com o tempo foi possível adquirir um imóvel na Vila, que depois de algumas reformas, foram criadas condições para se efetuar a mudança. No ano2000, deu-se a abertura da residência das Irmãs no Ile.


Para dar resposta uma das muitas necessidades da população, em 2004foi criado o - Centro Social Madre Rita e Padre Damião, para acolher as crianças mais carentes do distrito na idade de 1 a 14 anos, com atendimento diário de segunda a sexta feirapropocionando-lhes formação cultural, religiosa e orientação sobre saúde e higiene, assim como oferecer-lhe o mata bicho e almoço.


A Nossa inserção e colaboração com a diocese dá-se através do trabalho na formação dos agentes de pastorais e movimentos na sede do distrito do Ile e nas comunidades rurais, realizamos visitas domiciliares as famílias e atendimento as pessoas mais carentes.


Atuamos na pastoral da juventude, catequese, liturgia, carita, justiça e paz, legião de Maria, formação de professores católicos, formação permanentes de agentes de pastoral, Família Jesus Maria José e pastoral vocacional.


A paroquia conta com 200 comunidades rurais, organizadas em três centros e 28 zonas, fazemos atendimento nos sábados e domingos a estas comunidades.

A nossa comunidade religiosa do Ile é uma comunidade formativa, residem conosco nove jovens na formação do aspirantado.Constatamos que a vivencia da Vida consagrada aqui em Moçambiquetem seus desafios. Temos dificuldade com a língua lomwe o que dificulta um trabalho mais eficaz junto ao povo, outra dificuldade é perceber o contexto de pobreza, desemprego, doença e falta de moradia digna em que vivem os destinatários de nossa missão.


Para atender à formação das jovens vocacionadas à vida Religiosa,sentiu –se a necessidade de abrir uma comunidade numa cidade que nos desse essa resposta. Feito o devido discernimentoos superiores decidiram abrir a nova comunidade na cidade de Nampula.


Assim, um grupo de Irmãs fundou a Comunidade JMJ, no dia 27 de novembro de 2004,Bairro Napipine – Nampula Moçambique. A casa está situada na parte central da cidade perto de escolas e faculdades, oferecendo condições para os estudos, acadêmicos, teológicos e a formação Inicial e Permanente, tanto paraas formandas como também o curso Superior das irmãs do Institutos e das demais Congregações que ali têm casa de formação.


A comunidade está inserida na Paróquia de São Pedro Apostolo no Bairro Napipine onde as Irmãs realizam o trabalho de evangelização nas diversas Pastorais.


O Carisma de Madre Rita Amada de Jesus vai se expandindo. Apresença das irmãs e o seu testemunho de vida simples suscitam nas jovens o desejo de seguir a Jesus no Instituto Jesus Maria José.


Esta,é uma realidade desafiadora que nos motiva a continuar com ardora nossa missão.

Caminhamos com audácia e Esperança, deixando-nos evangelizar em cada dia, “Anunciando o Evangelho da Conversão” procurando sempre a gloria de Deus.
Ir. Maria Luziâne Urquisa do Nascimento,jmj




Clique nas fotos para ampliar