Missão na Bolívia /

Instituto Jesus Maria José

Ir. Margarida Rossi,jmj

A semente plantada no Brasil pelas Irmãs ao longo dos anos tornou-se uma árvore frondosa, produzindo muitos frutos, prolongando seus ramos em diversos países, de uma maneira especial Surgiu a missão em Bolívia- San Borja- El Palmar- Beni.

Em Maio de 1987, era fundada a primeira comunidade de idioma Espanhol. O Instituto acolheu com entusiasmo e alegria a decisão expandir o nosso Carisma e Missão neste País. O Senhor Bispo Roger Aubry (Feliz memória), dos padres Redentoristas responsáveis da área da missão nos acolheu com entusiasmo e esperança.

O campo missionário prefacia mais de 40 comunidades campesinas, com uma realidade desafiadora, exigente e de carências. (pobreza, clima, Etc.).
As três primeiras Irmãs missionárias bem como as demais que as precederam posteriormente foram e são realmente testemunhas fiéis da pertença a Jesus quais novas ‘Ritas‘atuando com sabedoria, fé pobreza, fraternidade, oração nas áreas da promoção humana, de modo especial da mulher, na catequese, na Liturgia, na Infância Missionária, e da formação de lideres para animação das comunidades. Podemosafirmar que procuram assumir vivendo e testemunhando o Carisma “Apelo a Conversão”, a todas as pessoas de um modo eficaz e fecundo, sob a proteção de Jesus Maria José.

Não há palavras humanas para expressar a grandeza e a eficácia da primeira missão de língua Espanhola, cujos frutos se estão produzindo nas diversas formas de vidas Cristas no meio deste povo.

Após alguns anos de presença das Irmãs em terras de missão de San Borja, sentiu-se a necessidade de ter outras comunidades de apoio, colaboração para dar maior atendimento à formação inicial das candidatas à Vida Religiosa.

Após diálogos com o Senhor Bispo, Sacerdotes, Irmãs de Instituto, foi feito um discernimento à luz da oração, juntamente com o governo Geral sendo escolhida a cidade de Santa Cruz de La Sierra, por estar mais de acordo com o clima do Departamento do Beni e mais perto do Brasil.

 

Feita a pesquisa em diálogo com o Senhor Arcebispo Dom JulioTerrazas Sandoval,obtendo o seu consentimento, iniciamos a obra num bairro marginal, uma casa da Paróquia San Antonio dos Franciscanos.

SANTA CRUZ DE LA SIERRA: Inicio 07/03/1992
Casa da paróquia entre Larotonda Del Plan Três Mil, ( viveram três anos). As três primeiras Irmãs com algumas candidatas deram inicio a missão com muita fé, espírito de alegria, partilha, materialmente com poucos meios, mas com muito entusiasmo e disponibilidades se entregaram ao serviço da missão.

Pouco a pouco foram percebendo a necessidade de terem uma casa própria do Instituto para formação e uma obraque atende-se as crianças, jovens e a família, . de acordo com nosso carisma.

Foi Adquirido um terreno e feitos projetos, para adquirir meios de Adveniat e Manos Unidas, para construir a casa, o Kinder (pré-escola), mais tarde tornou-se necessário outro espaço para prolongar ação educativa. - Escola Me. Rita Ciudad de la Alegría Plan3.000. Estas obras Educativas esta dando um cunho diferencial dos demais centros educativos, aprova disto é a manifestação dos Pais e o aumento dos alunos, a presença e a missão das Irmãs nestas obras bem como no serviço de pastoral, nas diversas capelas e centros, manifestam a fecundidade, a riqueza, a missão desafiadora e profética de Me. Rita. Dando continuidade a missão: “Zelo Apostólico sob a forma de conversão, dando maior atendimento as famílias alicerces da sociedade tendo como modelo a Sagrada Família de Nazaré.
“ Como o Senhor é bom!” ( Me. Rita).

“Minha Alma engrandece ao Senhor por que fez grandes maravilhas em terras Bolivianas e continua realizando na vida de cada Irmã, com seu testemunho de consagrada ao Senhor e Pertença de vida e obra ao Instituto Jesus Maria José”

 




Clique nas fotos para ampliar