Nona Superiora Geral do Instituto Jesus Maria José
Governou de 2007 a 2019 (12 anos)
Nasceu: 23/08/1967 - Cidade: Rodeio Bonito
Pai: Affonso Tomazi - Mãe: Leonilda da Silva Tomazi
Vida no Instituto:
Postulantado - 02/02/1986 - Ingressou no Noviciado: 02/02/1987 - Emitiu os primeiros Votos: 02/02/1989 - Franca SP - Emitiu os votos perpétuos: 1995 – Goiânia –GO
Formação Acadêmica e Religiosa – Magistério - Curso Superior de Filosofia – PUC de Goiânia - Pós Graduação na área de Psico-Pedagogia – Escola de Formadores – SP. Fez o Curso de atualização Teológica – Colégio Pio XI – SP; Curso de Formação de Agentes Vocacionais/RS.
Atividades desenvolvidas no Instituto: Educadora – Trabalho pastoral: Catequese. Liturgia e formação de lideranças - Diretora da Creche em Goiânia – Coordenadora do Ensino Religiosos nos Colégios de Brasília e Palmeira das Missões, coordenadora de comunidade. Foi Animadora Vocacional Liberada 05 anos - Rio Grande do Sul e Santa Catarina , Formadora das Etapa do aspirantado e juniorato e Mestra de noviças.
“Trago como inspiração a frase iluminadora do Capítulo: “Desamarre as sandálias porque o chão que pisas é terra santa”. Conhecer e acompanhar a missão do Instituto em cada país com suas riquezas e desafios tem sido para mim um “descalçar-se”constante a fim de pisar neste “Chão Sagrado”que é o Instituto e perceber a ação de Deus em cada Irmã, Educador, jovem, membro da família JMJ, destinatários e colaboradores que vem mantendo vivos a força e o vigor do carisma.”Ir. Leonir
IR. LEONIR TOMAZI - SUPERIORA GERAL é a atual superiora geral. Foi eleita no XIII capítulo Geral no dia 13 de julho de 2007 para o mandato 2007- 2013.
Conselheiras Gerais deste sexênio:
Irmã Maria de Lurdes Lopes Filipe- Vigária Geral
Irmã Nilva Barros da Costa - Evangelização
Irmã Delinda Cavalli - Economia
Irmã Maria Julieta Anacleto Lopes –Conselheirada Formação e Secretária
Irmã Izabel Benedetti – Ecônoma Geral
ASPECTOS RELEVANTES DESTE GOVERNO:
O XIII Capítulo convidou a “Viver um Novo Pentecostes animadas(os) e guiados(as) pelo Espírito santo...e a viver este momento novo com audácia – comunhão e esperança.”
Com esse intuito a Superiora Geral e seu conselho assumem o governo, agora com a fundadora Beatificada, buscando intensificar o revigoramento do carisma e da espiritualidade. Vemos isso: - pelo dinamismo com que cada irmã vem assumindo e mantendo vivo o projeto de Rita Amada de Jesus; - no impulso e expansão do carisma do Instituto entre os leigos, jovens, educadores e aqui ressaltamos o fortalecimento e consolidação da Família JMJ, leigos que mais e mais comungam do carisma e espírito deixado por Rita Amada de Jesus.
Este tempo está sendo marcado também por um despertar missionário. O Instituto nasceu sob o impulso missionário “se preciso fosse percorreria o mundo para salvar uma só alma”. A exemplo de nossas primeiras irmãs sente-se crescer o ardor missionário desde nossas Irmãs mais velhas até a juventude que deixam seu país e se colocam a serviço da missão.
Este governo tem incentivado e proporcionado Experiências missionárias desde a formação inicial. Surgem novas iniciativas missionárias em diferentes realidades com envolvimentos de jovens e leigos nossos colaboradores.
Temos experimentado forte a Vivência da comunhão e da unidade no Instituto pelo diálogo e sintonia entre o governo geral , os governos Provinciais e as delegações do Instituto promovendo encontros periódicos de formação. planejamento e avaliação. Destacamos fruto deste espírito de unidade a Rede de Educação JMJ no Brasil e os trabalhos conjuntos realizado nos outros países;
A preparação e Celebração Jubilar dos 100 anos de presença do Instituto no Brasil tem sido um tempo forte. Durante este período foi realizado o envio das Imagens e Relíquias da fundadora a todas as comunidades. Estão sendo celebrados festas jubilares de Vida Religiosas das irmãs, jubileus de fundação das comunidades . onde todos são convocados a participar das atividades e celebrações envolvendo Irmãs, destinatários, familiares, amigos e colaboradores num grande hino de ação de graças.
O Governo geral em conjunto com os governos provinciais e delegações procuram zelar pelo patrimônio do Instituto e promover novas aberturas e realizações:
- Construção da residência das Irmãs em Naranjito – Parguay / 2008 e a abertura de uma nova comunidade – Fran /2009
- Abertura de uma nova comunidade em Azângaro – Peru e aquisição do terreno e construção da residência das Irmãs em Arequipa - Peru/2010
- Abertura da creche de Franca – S/P - 2010
- Abertura de um novo projeto Social “Escola Amada” – Igarapava – SP/ 2008.
- Abertura da comunidade de Formação em preparação ao votos perpétuos – Portugal - Fátima.
- Abertura de uma missão em um Novo Pais – México – 19/03/11
- Transferência das Casa das Irmãs idosas de Batatais para Franca – SP/2009
- Construção do CERAJ – Centro de Espiritualidade Rita Amada de Jesus – São Paulo –SP – Inaugurado 05/03/11
- Formação e consolidação da Rede de Educação JMJ no Brasil e adesão a RCE – Rede Católica de Educação a partir de 2008;
- Aquisição do terreno que pertenceu a família de Madre Rita – Casalmendinho – Ribafeita- projeto da construção do memorial do Instituto . Ribafeita - Portugal.
- Compra de um terreno e projeto de construção em andamento da Casa de formação em Nampula –Moçambique.
- Reorganização da gestão administrativa da Associação no Brasil – criação do Escritório Central e Organização do economato do Instituto e consolidação da Equipe do - Conselho Plenário de Economia. Para isso contamos com a preciosa assessoria do Irmã Manoel Alves, Marista.
- Publicação da nova edição da Autobiografia – Rita Amada de Jesus e do livro Itinerário Espiritual do Pe. Florentino.
- Criação da 1ª Paróquia Rita Amada de Jesus – na Diocese de Sto. Amaro – São Paulo –SP 23/09/10
- Criação da Forania (Rede de Paróquias) tendo como Padroeira Rita Amada de Jesus em Franca – SP/2010.
Ir. Leonir Tomazi, eleita com 39 anos de idade, jovem como é, tem sido uma superiora geral corajosa, firme, criativa, dinâmica, inteligente, orante. Procurando marcar sua presença ativa nas comunidades e províncias e delegações. Atenta aos apelos e necessidades das irmãs. Aberta a investir na formação das irmãs a todos os níveis humano, espiritual, religioso e intelectual.
A exemplo das primeiras irmãs procura viver simples, pobre com grande zelo e amor as irmãs e aos bens do Instituto.
No exercício das suas funções procura na medida do possível ser fiel as deliberações e mandatos do capitulo.
É destemida e audaz. Enfrenta com fé e determinação situações e projetos desafiadores do Instituto como a reforma da economia, novos projetos, abertura e fechamentos de obras consideradas ociosas, na abertura de novas missões. Exemplo disso é o novo país do México aberto em março/11.
É incansável na assistência, acompanhamento e apoio das irmãs em terra de missão. Cabe-lhe a responsabilidade de manter vivo o carisma a espiritualidade e missão do Instituto e procura com grande zelo dinamizá-lo incentivando as irmãs nas diversas realidades e culturas, em que estão inseridas. Marca presença por meio das vistas canônicas feitas por ela e por suas conselheiras.
“Irmãs! Sigamos animando-nos mutuamente. Sejamos mulheres de fé inquebrantável, fecundas em nossa consagração e geradoras de novas vocações, promovendo o crescimento do Instituto Jesus Maria José...” Ir. Leonir ( palavras da mensagem final do capítulo).