Irmã Ana de São Josè Matos Martins /

Instituto Jesus Maria José

Terceira Superiora Geral do Instituto Jesus Maria José - Governou de 1914 a 1947 (33 anos)

Nasceu em 19.03.1874

Naturalidade: Lagiosa-Lordosa – Viseu
Filiação: Pai: João de Martins
Mãe: Leonor de Jesus de Matos.

Irmã Ana de São José, nasceu numa família profundamente cristã. Foi batizada e formada na iniciação cristã, desde criança.


VIDA RELIGIOSA
Entrou para a Congregação, no dia 13 de abril de 1888, com 14 anos de idade.
Emitiu  os primeiros votos a 24 de setembro de 1893.
Emitiu os Votos perpétuos em 24 de setembro de 1903.
Irmã Ana de São José, no Brasil:

Veio de Portugal para o Brasil, no terceiro grupo de Irmãs.
A 26 de julho de 1914, reuniram-se as superioras das comunidades existentes no Brasil, na cidade de Sapucaí, hoje denominada Patrocínio Paulista, Estado de são Paulo, para procederem a leitura do Rescrito de sua Excelência Reverendíssima, o senhor Dom Manuel Vieira de Matos, então Bispo da Diocese da Guarda – Portugal. Neste

Documento escrito com seu próprio punho e por ele enviado, em virtude dos poderes especiais que a Santa Sé lhe outorgara, em vista dos sufrágios que as Irmãs lhe haviam mandado do Brasil, indicando a escolha da Irmã que teria o perfil para Superiora Geral. A escolha incidiu sobre a IRMÃ ANA DE SÃO JOSÉ MATOS MARTINS.
Confirmada Superiora Geral, a Madre Ana de São José Matos Martins, através deste documento lido na presença das Irmãs que constituíam a Assembléia Capitular. 
Procederam também a eleição das Conselheiras  Gerais, ficando assim constituído o governo:
Madre Margarida Lopes de Almeida
Madre Carlota da conceição Teixeira
Madre da Anunciação Costa.

Por ocasião da eleição, já contávamos no Brasil, 28 Irmãs. Após estes, vieram outros grupos e assim o número de Irmãs foi crescendo, com novas vocações  se expandindo neste imenso Brasil. Começava uma nova fase de consolidação do Instituto de 1914 a 1947.

Fundação do Noviciado no Brasil

O Noviciado foi fundado na cidade de Franca, com a aprovação Canônica do Bispo da Diocese de Ribeirão Preto, Dom Alberto José Gonçalves.
Às noviças, era ministrada formação para a Vida Religiosa,  teológica. 

Formação:
Tinha muita preocupação com a formação permanente e  continua das Irmãs para que respondessem melhor às exigências da Missão.
Fundações e Trabalhos:

Prosseguiram a fundações e trabalhos apostólicos em outras cidades do Estado de São Paulo e outros Estados, conforme lhes era solicitado e o número de irmãs disponíveis, dando assim resposta à expansão do Carisma e Missão do Instituto Jesus Maria José.

Em 1934, um grupo de Irmãs voltou a Portugal e fizeram ressurgir a Congregação na Pátria que lhe foi o berço. Iniciaram com as fundações nas Dioceses da Guarda, Visei e Porto.

As irmãs mantiveram sempre o espírito da fundação, sem nada alterar: Pobreza, humildade, simplicidade, alegria, silêncio, trabalho, confiança e abandono nas mãos de Deus, tal como a Sagrada Família de Nazaré, Jesus Maria José, nossos Patronos. Herdamos  a cultura, o trabalho e a tenacidade destas incansáveis obreiras na Messe do Senhor. Sob a orientação dessa grande mulher, o Instituto foi consolidado em todas as dimensões: Espiritual, Vocacional, Formação, Estruturas Civis e Canônicas.
Madre Ana de São José Matos Martins, era de uma personalidade marcante: inteligência rara, religiosa de comprovadas virtudes. Governou o Instituto durante 33 anos. Autêntica continuadora da Obra de Madre Rita  Amada de Jesus , faleceu aos 91 anos de idade no dia 19 de fevereiro de 1966.

Está sepultada no cemitério de Santo Amaro, São Paulo, no  túmulo das Irmãs.