Salve a Vida Consagrada /

Instituto Jesus Maria José

Parabéns  as Irmãs do Instituto Jesus Maria José e a todos os Consagrados e Consagradas presentes na Igreja e nas mais diversas frentes de missão.

A Vida Consagrada é dom de Deus. Nasce do coração de Cristo servidor e permanece pela força do amor.
Como Vida Consagrada somos chamados a dar testemunho de Jesus assim como ele dá testemunho do amor do Pai.  O amor de Cristo é a grande  certeza que somos amados, escolhidos e chamados a amar. É o Amor do Pai que faz despertar a consciência dessa necessidade para que a própria Vida Consagrada seja redescoberta por ela mesma, pela Igreja e pelo mundo. Por isso ela “é um dom do Pai, por meio do Espírito” (Vita Consecrata 1).
O mundo, a sociedade, as comunidades, as famílias, as pessoas necessitam de Luz. Jesus é a Luz do Mundo precisamente porque dá  testemunho do Pai. Na Liturgia da Festa da Apresentação do Senhor a Vida Consagrada encontra inspiração para aperceber-se vocacionada a ser Luz, testemunhando a certeza do Amor Fiel e Providente do Pai. A Apresentação de Jesus no Templo constitui um eloquente ícone da total doação da própria vida, para todos os que foram chamados a reproduzir na Igreja e no mundo, mediante os conselhos evangélicos, ‘os traços característicos de Jesus virgem, pobre e obediente’ (Vita Consecrata, 1)”.
Deus seja louvado pelas maravilhas que espalhou no mundo ao longo da história por meio dos Consagrados e Consagradas, que a Vida Consagrada “produza frutos abundantes para a santidade e a missão da Igreja.  Especialmente, ajude a fazer crescer na comunidade cristã a estima pelas vocações de especial consagração.
Que a Vida consagrada desperte em nós a consciência de sermos uma Vida Religiosa Consagrada universal, interdependente de tudo e de todos. Que o Amor nos sensibilize, cada vez mais, a sermos discípulas em saída,  mulheres e homens que têm pressa e disposição para correr ao encontro da vida que clama.
Com a proteção de Maria, a vocacionada por excelência, possamos cultivar em nós a  aspiração e o desejo  da vida plena  que  anunciar e provoca  vivência da  verdade,  bondade e da beleza que encontramos  no amor que serve, acolhe e sente compaixão.
Caminhemos a  alimentar e animar  a esperança, no cuidado com a vida!”