Rede de Educação /

Instituto Jesus Maria José

O Instituto Jesus Maria José, em sua tradição espiritual, apostólica e educativa, orienta a Missão para ser “Escola de Amor e Conversão”.

A “Escola de Amor e Conversão” é o conjunto das ações, situações e contextos que impactem no desenvolvimento de nossa capacidade de amar e de reorientar a própria vida para Jesus e o Seu Evangelho, constituindo-se assim no coração de nossa Missão educativa e evangelizadora.

Na Sagrada Família em Nazaré o Amor de Deus é explícito em todas as ações e relações. À Sua imagem apresenta-se a “Escola de Amor e Conversão” como real possibilidade para o pleno exercício de nossa Missão no seio de nossas famílias, de nossas comunidades educativas e eclesiais, e na vida do Instituto. O Amor de Deus experimentado por Eles em Nazaré emerge e se desenvolve em nós pela moção do Espírito Santo. Amor que transcende qualquer conteúdo de ensino ou prescrição disciplinar, pois não se ensina nem se aprende. Juntos, Irmãs e Leigos, desenvolvemos o amor que nos é inato, entre nós e para com os nossos destinatários, ao transformar nossas famílias, comunidades e o Instituto em autêntica “Escola de Amor e Conversão”. (Diretório da Missão 168-170)

O Instituto Jesus Maria José foi fundado pela Bem Aventurada Rita Amada de Jesus no dia 24 de setembro de 1880.  Em 1912 vieram as primeiras Irmãs para o Brasil. Hoje o Instituto está presente em nove (9) países: Brasil, Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Paraguai, Bolívia, Peru e México, as atividades são diversas. Entre elas, a assistência social, trabalhos pastorais e educacionais. 

As nossas Constituições   afirma: Temos especial atenção com o ministério da educação, seja nos colégios ou em qualquer outra área da missão. Colaboramos na formação integral de crianças, adolescentes e jovens nas dimensões humana, moral, acadêmica e espiritual, através de educação formal escolar, bem como de cursos livres, encontros, festas, retiros, teatro e programas esportivos. Em qualquer situação descobrimos com eles o seu valor, instruindo-os na fé e conduzindo-os ao bem.  (C. 104.1).

No Brasil o Instituto atua na educação nos estados do Rio grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal. Nas cidades de Palmeira das Missões –RS, São Miguel do Oeste – SC, Franca-S.P, São Simão-S.P, Igarapava-S.P e Santo Amaro– SP, Poços de Caldas - MG, Água Boa-MT e Canarana – MT, Goiânia – GO e Taguatinga-DF. Também trabalhamos com a educação nos Países como: Paraguai, em Portugal, Angola e na Bolívia, nos demais países a missão continuam no campo pastoral e social.

Continuemos a levar através da nossa ação evangelizadora o sonho de educar a partir do nosso olhar fixo em Jesus Maria José e do pensamento  da Bem Aventurada Rita Amada de Jesus que amava  e cativa as pessoas para Deus.

 

Irmã Deuzelina F. Linhares JMJ