Irmã Maria Angela Guilardi/

Instituto Jesus Maria José

Sétima Superiora Geral do Instituto Jesus Maria José -

Governou de 1996 a 2001 (06 anos)

NOME CIVIL: CLEMENTINA GUILARDI
Natural – Rondinha/RS
Nascimento 25/12/1940
Filiação: Mário Guilardi e Maria Zatti Guilardi,

VIDA NO INSTITUTO
Postulantado - Colégio JMJ –Santo Amaro  - São Paulo
 Noviciado: 1959 a 1961
 Primeiros Votos: 1961 – Franca SP
 Votos perpétuos: 1966  - Franca SP
Celebrou 50 anos de Vida Consagrada, no ano de 2011-10-14
 

SUA  HISTÓRIA
“ As primeiras irmãs, foram para mim, grande exemplo e testemunho de oração, humildade, simplicidade e de trabalho. 
Cursei apenas o ensino Médio e fiz cursos de especialização para o ensino Pré Escolar e alfabetização. Atuei em vários colégios como alfabetizadora, ministrei aulas de Ensino Religioso, Educação Moral e Cívica, Ciências da Natureza. Exerci o serviço da autoridade no Instituto como Superiora de comunidade, Superiora Provincial e Delegada  Regional. Trabalhei em Creches, Orfanatos, Obras Sociais, na Pastoral Paroquial e como Mestra de aspirantes.
A minha grande preocupação até hoje, é com as crianças e as famílias menos favorecidas. Após conhecer Madre Rita sua Obra e Missão, tento praticar e vivenciar algumas facetas de sua vida”. ( Ir. Ângela)

IRMÃ ANGELA GUILARDI – SUPERIORA GERAL

Irmã Maria Angela  Guilardi, foi eleita Superiora Geral no X I Capítulo Geral, no dia 17.07.1995 até 13.07.2001, governou o Instituto por 06 anos.
As Conselheiras Gerais desse sexênio:
Irmã Maria da Conceição Frade da Costa – Vigária Geral
Irmã Alda Christina Michielin
Irmã Maria Angélica Gomes da Silva
Irmã Delinda Cavalli

Após o encerramento do XI Capitulo Geral,  as recém eleitas imbuídas   da Missão  colocam  nas mãos das Irmãs de todo o Instituto o Plano Global de Ações, aprovado no mesmo.

Objectivo: “ Identidade do Instituto Jesus Maria José. - Viver identificada com a generosidade e audácia de Madre Rita Amada de Jesus, no Espírito, Carisma e Missão e responder, como discípulas da  Escola de Nazaré, aos prementes desafios da Família, das crianças e dos jovens desprotegidos do mundo de hoje”.
Com o ardor Missionário, vislumbrando novos horizontes, Irmã Maria Angela Guilardi e seu Conselho, prosseguiram com serviço de animação de todo o Instituto, fazendo-se assessorar por pessoas sábias (Sacerdotes e Leigos), com doutrina certa e segura, procurando uma formação sólida para as Irmãs, a fim de enfrentarem com audácia os desafios que em cada tempo, nos pedem respostas.

Procuraram dar um suporte à consolidação da Vida Fraterna, acompanhando as comunidades, a fim de avivar e fortalecer a vida espiritual  em vista da missão.
Cuidaram da Formação inicial e Permanente
Foi dado grande impulso à Família Jesus Maria José, tendo - se realizado o primeiro congresso da Família Jesus Maria José, foi elaboradas a titulo experimental algumas orientações para os grupos da Família em fase de  consolidação, principalmente em Angola.

Em sua gestão, deu-se a continuidade ao processo de Beatificação de Madre Rita.
Foram visitadas por si ou por suas Conselheiras as Comunidades:

No Brasil, Portugal, participando dos Capítulos Provinciais e em outras ocasiões; 
Roma, Processo de Canonização de Madre Rita;
Angola; Bolívia; Paraguai, conhecendo e sentindo a realidade daquele povo e da  necessidade da permanência das irmãs junto deles. Com a visita das Conselheiras foi dada a oportunidade de estas permanecerem mais tempo nas comunidades de Luanda-Angola.
Estados Unidos, a presença das conselheiras teve como finalidade: evangelizar e estar com a comunidade cristã “ portuguesa e ” brasileira”, visitando igrejas, famílias e paróquias a fim de divulgar a vida e obra de Nossa Fundadora, bem como, angariar fundos para a construção da Igreja Madre Rita em Portugal.

Deslocaram-se a Lima, Peru, conhecer o lugar e a possibilidade de uma futura fundação.
Na sua gestão, prosseguiram com grande zelo na manutenção do Patrimônio, fazendo algumas aquisições, reformas e construções. Procuraram viver em espírito de Pobreza, na fidelidade ao Espírito fundacional.
Irmã Maria Angela Guilardi, é uma Irmã alegre, simples, dinâmica, comunicativa,  amiga de todas as Irmãs. Tem grande zelo pelos pobres e necessitados.

Foi e é uma excelente e capacitada educadora, com os destinatários de sua Missão.  È dedicada  e prestativa em suas ações.
Mulher de oração,  de trabalho e muito sensível. “Sofre com os que sofrem e se alegra com os que se alegram”.