Ano Jubilar Missionário /

Instituto Jesus Maria José

Abertura oficial neste sábado, 20 de novembro de 2021

O ano de 2022 será marcado pela celebração da vida missionária na Igreja: missão que se faz sem fronteiras para alcançar a todas as pessoas e de todas as nações.

Com o tema “A Igreja em estado permanente de missão” e o lema “Sereis minhas testemunhas” (At 1,8), o Ano Jubilar Missionário teve sua abertura oficial no dia 20 de novembro, às 20h, em live transmitida oficialmente pelas redes sociais da CNBB.

O Ano Jubilar Missionário será um tempo celebrativo para se fazer memória da caminhada missionária no âmbito internacional e nacional, assim como projetar “a ação missionária como paradigma de toda obra da Igreja” (Evangelii Gaudium, 15).

No âmbito nacional, os motivos jubilares são:
• 50 anos de criação do Conselho Missionário Nacional (COMINA);
• 50 anos das Campanhas Missionárias;
• 50 anos dos Projetos Igrejas Irmãs;
• 50 anos do Conselho Missionário Indigenista (CIMI);
• 50 anos do Documento de Santarém;
• 60 anos do Centro Cultural Missionário (CCM);
• 70 anos da criação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

No âmbito internacional vamos celebrar:
• 400 anos de criação da Congregação para Evangelização dos Povos;
• 200 anos do nascimento da Pontifícia Obra da Propagação da Fé (POPF), fundada em 1822 pela venerável Paulina Jaricot;
• 150 anos do nascimento do beato Paolo Manna, PIME, fundador da Pontifícia União Missionária;
• 100 anos do motu próprio Romanorum Pontificum do Papa Pio XI, com o qual, em 1922, designou as Obras Missionárias como Pontifícias;

Missão como identidade da Igreja - A temática “A Igreja em estado permanente de missão” segue as intuições do documento de Aparecida que compreende a missão como identidade da Igreja, ou seja, não é algo optativo, uma atividade da Igreja entre outras, mas a sua própria natureza. A Igreja é missão! O lema “Sereis minhas testemunhas” (At 1,8) segue a escolha do Papa Francisco para a mensagem do Dia Mundial da Missões de 2022.
O Ano Jubilar Missionário será um tempo oportuno de conhecer as iniciativas, projetos e instituições que cooperam na missão de Deus. Será oportunidade para conhecer melhor a Congregação para Evangelização dos Povos, organismo central da Igreja Católica encarregado de dirigir e coordenar a evangelização e a cooperação missionária.

A celebração dos 50 anos do Conselho Missionário Nacional (COMINA) será oportuna para reafirmar a importância e a identidade dos Conselhos Missionários em todos os âmbitos. O COMINA é uma instituição estabelecida pela Santa Sé e constituída pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para articular os organismos e instituições missionárias da Igreja no Brasil. Vamos participar e celebrar a nossa fé, dando graças a Deus por todas as iniciativas da Igreja Católicas em prol do anúncio do Evangelho. Com Maria a Rainha e Mãe das Vocações caminhemos na luz de seu filho Jesus.

Fonte: CNBB