2º Domingo de Agosto - Dia dos Pais /

Instituto Jesus Maria José

A Vocação Matrimonial - Semana da Família Neste Segundo Domingo do mês de agosto a Igreja Católica celebra o dia dos pais e trazemos presente, as famílias. Damos graças a Deus pelos nossos pais, por todas as famílias e por todos aqueles e aquelas que de algum modo fazem, assumem, se reinventam nesta missão de ser e agir como pais, neste serviço tão lindo, eterno, extenso, nobre, desafiador e revelador do amor de Deus.

Toda vocação tem uma dimensão pessoal e uma dimensão comunitária: pessoal, porque ninguém pode responder em meu lugar; comunitária, porque ela precisa da comunidade para fluir, desabrochar. Precisa de família, de comunidade, de comunhão, de partilhas, de diálogos para se desenvolver e produzir frutos...etc

Toda pessoa tem uma vocação, isto é, um chamado de Deus para se realizar e ser feliz. Podemos viver a santidade, o amor em toda vocação. Deus não chama uns para a perfeição e outros para a mediocridade. O que Deus faz é sempre perfeito. Assim é que, por diferentes caminhos, ou diferentes estados de vida (casado, solteiro, consagrado ou sacerdote), todos são chamados à vida a santidade e à plenitude da caridade.

Para quem tem fé, o matrimônio também é vocação: um chamado de Deus ao dom de si no amor recíproco e aberto à vida. Quem não tem fé, não tem como sentir-se chamado – pois desconhece o Interlocutor divino que o chama – nem tem a quem responder. Mas, na fé, sentimo-nos chamados por Deus a um caminho e a uma plenitude que só ele pode dar. A serviço desse amor mútuo do casal está o sacramento do matrimônio. O amor no matrimônio deve lembrar o amor imenso e gratuito que Deus oferece a cada pessoa e a humanidade inteira. Sobretudo deveria lembrar o amor de Cristo por sua Igreja.

Neste amor e cuidado, a pessoa pode nascer, crescer, ser firmar-se. Que a Bem-Aventurada Rita Amada de Jesus nos ensine cada vez mais a sermos famílias, no amor, na acolhida das diferenças culturais e religiosas, na fé e na celebração da vida. Que as famílias sejam celeiros, santuários de vocações para a Igreja, para nosso Instituto Jesus Maria José e para o mundo. Bem Aventurada Rita Amada de Jesus- Rogai pelas nossas Famílias.

Por Ir. Deuzelina Linhares





Clique na foto para ampliar